O andaime de ferro é o mais comum e é amplamente utilizado na construção civil, devido à sua durabilidade e versatilidade. No entanto, existem alternativas como os andaimes de alumínio e de fibra de vidro. Ainda assim, nos dias que correm, o recurso ao andaime de bambu e ao andaime de madeira ainda é frequente em algumas regiões do mundo. Aliás, o recurso a este tipo de matérias-primas mais rudimentares que permitiu o surgimento desta atividade. Com o avanço da técnica e da indústria, passou a recorrer a materiais específicos mais duráveis e fiáveis, como o ferro, que se tornou a principal escolha na construção civil.
Tipos de andaime de ferro
Existem categorias distintas de equipamentos fabricados com ferro, definidas de acordo com o objetivo e complexidade do andaime.
Andaime de fachada ou Europeu Normalizado
O andaime fachadeiro consiste num equipamento do tipo modular, pensado para intervenções pouco complexas e com poucos recortes.
Este tipo de andaime modular é ideal para intervenções simples, sem muitos recortes.
É composto por quadros, travessas ou guarda-corpos, chapas e plataformas de acesso, diagonais, bases, iniciadores e rodapés. É comummente utilizado em fachadas lineares. Saiba mais sobre este equipamento no nosso artigo sobre andaimes de fachada.
Andaime Multidirecional
O andaime multidirecional é um tipo de equipamento com maior número de componentes, de montagem mais complexa mas, por outro lado, muito versátil. Este andaimes constitui a solução e resposta para os trabalhos mais desafiantes.
Geralmente é utilizado em contexto de indústria pesada, mas podemos ver este tipo de andaime em qualquer contexto mais exigente. Leia o nosso artigo sobre andaime multidirecional.
Andaime de ferro, com tubo e abraçadeira
O andaime de tubo e abraçadeira caracteriza-se pela sua flexibilidade, permitindo a construção de estruturas com medidas personalizadas. Constituído essencialmente por dois elementos, à exceção das bases e plataformas, torna possível a construção de estruturas com qualquer tipo de medidas.
Isto significa maior margem de manobra quando ponderamos a forma ideal para superar ou contornar um obstáculo em específico. Essencialmente, a sua geometria pode ser alterada, em posição e distância, à vontade do montador de andaimes.
Por outro lado, este tipo de andaime apresenta algumas desvantagens, nomeadamente o tempo de montagem mais demorado e a necessidade de maior atenção aos detalhes para garantir a segurança da estrutura. Além disso, a diversidade de medidas dificulta o armazenamento e o transporte, enquanto a maior dependência do fator humano aumenta os riscos associados à montagem e utilização da estrutura.
Leia também:
- Artigo sobre andaimes suspensos
- Artigo sobre andaimes de bambu
- Artigo sobre queda de andaimes
- Artigo sobre super andaimes
Os nossos parceiros podem ter a solução que procura, em qualquer zona do país. Envie-nos o seu pedido, através do nosso formulário de pedido de orçamento, para alugar um andaime.
O andaime de fachada é a tipologia mais comum no contexto da construção civil. Este tipo de andaime, pouco versátil, é mais barato, mais leve e de montagem mais simples que o andaime multidirecional. Saiba o que deve ter em conta se pretende adquirir ou alugar andaime de fachada.
O preço de um andaimes pode variar muito, de acordo com vários fatores. Altura, acesso, recorte da estrutura, são apenas alguns deles. Para estimar um valor aproximado do custo, use o simulador de preços de andaime.
O mercado nacional tem várias soluções para quem procura adquirir equipamento. Metalusa, Caldorra e Catari, são apenas algumas da opções. Conheça todas, e o tipo de equipamento que vendem, na nossa lista de fabricantes de andaimes em Portugal.

Aliando uma década de experiência no setor dos andaimes, à formação em Marketing Digital, decidi fundar o Portal dos Andaimes, um projeto de conteúdo dedicado a andaimes e outros tipos de trabalho em altura.
Durante o período em que trabalhei na Servitubos – Andaimes do Sul, desempenhei as funções de TSHST e, mais tarde, de encarregado, em contextos de construção civil e indústria pesada, em refinarias e fábricas como a Repsol. Frequentei várias formações, entre as quais se destacam o curso TSHST (certificado pelo ACT), Passaporte de Segurança (ISQ), Diretiva ATEX, Gestão de Qualidade, Trabalhos Altura, Montagem de Andaimes, entre outras.
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.