A inspeção de andaimes é um procedimento fundamental no âmbito da segurança da atividade. Prevendo a avaliação de uma série de fatores que influem na estabilidade e na segurança dos elementos que compõem do andaime, seja do tipo multidirecional, de fachada ou outro. Partindo da base de implementação, até às amarrações, passando pelo encaixe dos diversos elementos, etc.
Quando devemos fazer a inspeção de andaimes?
A inspeção de andaimes deve ser realizada no final da montagem, antes da aprovação e entrega do andaime ao cliente. Para além disso, a inspeção de andaimes deve ser periódica, para verificar que se mantêm as condições de segurança e que o andaime não foi adulterado por pessoal não especializado, comprometendo a sua integridade.
Em circunstâncias normais, um andaime deve ser inspecionado semanalmente e, em condições adversas ou exposto a condições climatéricas extremas, deve ser verificado após ser exposto às mesmas.
Para além disso, o andaime deverá ser inspecionado durante a montagem e desmontagem da estrutura. Este procedimento deve acontecer em qualquer cenário de montagem de andaimes e independentemente do tipo de equipamento.
A recorrência e a forma como é feita deve estar definida nos procedimentos de trabalho da empresa de andaimes.
Quem está apto a inspecionar andaimes?
O responsável pela verificação do andaime deverá ter formação adequada para a realização da tarefa, ser capaz de interpretar os pontos da checklist e identificá-los na estrutura, assim como os riscos próprios de cada contexto especifico de implementação.
Adicionalmente deverá ser capaz de ler e interpretar um plano de montagem. Geralmente a inspeção do andaime é realizada pelo técnico de segurança, mas poderá também ser auxiliada pelo engenheiro responsável pelo calculo de estabilidade e plano de montagem, quando aplicável.
Em alguns contextos de trabalho, a aprovação do andaime é uma responsabilidade de um executante, que inspeciona e aprova o andaime. Neste casos é recomendável que esta seja feita por um segundo chefe equipa que, com maior probabilidade, será capaz de identificar algum erro de execução cometido pelo colega.
Nota: A inspeção de andaimes pode ser realizada por recursos humanos internos ou por serviços especializados em Higiene e Segurança no Trabalho. Existem inúmeras opções, como por exemplo o ISQ ou o Cemetra, entre muitos outros.
Que pontos devem ser verificados
De uma forma geral, deve-se verificar o cumprimento das prescrições legais, de montagem e de segurança. Deve-se confirmar que a montagem foi realizada de acordo com as recomendações do fabricante, ou, quando aplicável, deve-se garantir o cumprimento do plano de montagem e do cálculo de estabilidade.
Elementos fundamentais numa checklist de inspeção de andaimes
Devemos verificar:
- Se estão em boas condições.
- Consistência do solo.
- Se estão apoiadas sobre tábuas para distribuir o peso por uma área mais ampla.
- Se estão em boas condições.
- Se existem empenos.
- Se a altura das juntas (rosetas) estão alinhadas.
- Se as juntas estão conformes.
- Se estão em boas condições (empenos e patilhas).
- Se estão todas colocadas.
- se estão frouxas.
- se estão fixas corretamente.
- Se estão em boas condições.
- Se estão em quantidade suficiente (tendo em conta o andaime).
- Se estão bem apertadas.
- Se estão em boas condições.
- Se existem em quantidade suficiente, de acordo com o plano de montagem.
- Se estão bem apertadas.
Guarda-corpos
- Se estão em boas condições.
- Se preenchem todos os pisos.
- Se estão bem fixos.
- Se estão em boas condições (empenos, encaixes e patilhas de segurança).
- Se estão bem colocadas e fixas.
Alçapões
- Se estão em boas condições (empenos, encaixes, patilhas de segurança, dobradiças, porta, escada e respetivo suporte).
- Se estão à altura suficiente.
- Se estão bem fixos.
Adicionalmente, e quanto à estrutura em si, deve-se verificar que está ligada à terra e que não representa perigo para terceiros, estando devidamente sinalizada e protegida contra choques mecânicos.
Leia Também:
- Artigo sobre segurança em andaimes
- Artigo sobre montador de andaimes
- Artigo sobre legislação de andaimes
- Artigo sobre Epis na montagem de andaimes.
- Artigo sobre Formação na montagem de andaimes

Aliando uma década de experiência na empresa Servitubos Andaimes do Sul (2007 a 2018) à formação em Marketing Digital, decidi fundar o Portal dos Andaimes, um projeto de conteúdo dedicado a andaimes e outros tipos de trabalho em altura, que visa preencher um espaço deixado vago, disponibilizando informação útil e explorando algumas das curiosidades da área.
Na Servitubos, uma empresa especializada em andaimes que atuava em contextos tão diversos como a construção e manutenção industrial (Fábrica da Repsol Sines e a refinaria da Galp, em Leça da Palmeira), desempenhei a funções de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho e, mais tarde, de responsável pela delegação do Norte, sediada no Porto.
Durante o período em que trabalhei nesta empresa frequentei várias formações, como o curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (título profissional: 10621409ET6, certificado pelo ACT), Passaporte de Segurança (ISQ), Segurança em Atmosferas Potencialmente Explosivas – Diretiva ATEX (Decorarte Formação), Gestão de Qualidade e Auditorias Internas (Certform), Trabalhos Altura, Montagem de Andaimes, Gestão de RH, entre outros.
Foi mais tarde, depois de concluir uma formação de um ano em Marketing Digital na Academia FLAG, que em 2018 nasceu o projeto Portal dos Andaimes, que materializa a união entre competências e experiências de áreas distintas.
Neste site é possível encontrar informação diversa, sobre temas como montagem de andaimes, segurança, guias de investimento e aluguer, entre muitos outros. Para além de tudo isso, os nossos utilizadores podem pedir cotações, beneficiando das nossas parcerias e, ainda, adquirir consumíveis e equipamentos para a atividade na nossa loja online.
Deixe o seu comentário