A utilização de andaimes certificados e homologados reveste-se de grande importância, não apenas no que diz respeito à sua fiabilidade e segurança do material, mas, também, quanto à conformidade legal da nossa atividade e independentemente do contexto em que aplicamos o equipamento.

Hoje em dia são poucos, entre os clientes mais desejáveis, aqueles que não exigem a utilização exclusiva de andaimes certificados e homologados, de acordo com as normas europeias, garante de qualidade e segurança. É por isso fundamental, num processo de compra de andaime, garantir que o equipamento adquirido possui todas as certificações e está em conformidade com o enquadramento legal da especialidade.

Coloca-se a mesma questão relativamente ao aluguer de andaimes. Para segurança de todos os intervenientes numa empreita, executantes e utilizadores, assim como para garantir que não se verificam quaisquer problemas na eventualidade de se verificar um acidente ou uma inspeção do ACT, o recurso a equipamentos certificados é um imperativo absoluto.

Normas requeridas em andaimes certificados e homologados

Os equipamentos devem estar certificados por uma das seguintes normas:

  • EN 12810-1 e En 12810-2: Os equipamentos temporários para trabalho em altura devem estar de acordo com esta norma europeia, aprovada a 4 de Setembro de 2003 pelo CEN (Comité europeu para a normalização);
  • EN 12811-1: Acessos em andaimes e plataformas de trabalho ( “Scaffold access and wroking platforms”);
  • EN 12811-2: Equipamentos de trabalhos temporários ( “temporary works equipments”);
  • EN 12812: Requisitos de desempenho e design geral (“Falsework – Performance requirements and general design”);
  • EN 1004: Norma aplicável a andaimes móveis.

É importante ressalvar que a mistura de elementos de modelos e tipologias de andaimes distintos, na mesma estrutura, invalida qualquer certificação que um andaime possa ter. Para saber mais sobre questões legais, consulte a nossa lista de legislação.

Para saber que tipo de material deve procurar, trate-se de multidirecional, de alumínio ou de fachada , consulte o nosso guia completo sobre investimento em andaime.

Se pretende receber propostas de diversos fabricantes, conhecer as condições comerciais e beneficiar de descontos especiais para andaimes certificados e homologados, peça-nos um orçamento. O Portal dos Andaimes tem parcerias com diferentes fornecedores, que lhe permite proporcionar condições vantajosas aos seus clientes.

Veja todos os artigos sobre andaimes