O que é cofragem e para que serve? Esta técnica é aplicada nos contexto de construção, manutenção, conservação e restauro.

Consiste essencialmente na montagem de estruturas de suporte, geralmente em metal, madeira, plástico e outro materiais menos comuns, com o propósito de evitar desmoronamentos ou para delimitar e reter betão, como numa espécie de reservatório. Este garante, através de uma estrutura estanque, que o betão mantém o formato até à sua completa secagem ou solidificação.

Por outras palavras, serve como um molde de grandes proporções para trabalhos pesados.

Peça um Orçamento para Cofragem

Algumas empresas de andaimes também prestam este tipo de serviço, mas não são todas. Os equipamentos divergem, assim como a capacidade técnica de implementação.

O que é cofragem, quais são as suas tipologias e aplicações?

Esta técnica, que pode funcionar como suporte ou estrutura de isolamento, pode ser regulável, multidirecional e, dependendo do tipo, reutilizável ou não.

  • Pode ser aplicada em diversos contextos de trabalho e com diversos propósitos: Construção de paredes, fundações e lages, pilares, vigas e colunas. Pode ser usada para a construção de juntas de dilatação, tuneis, etc. O mais importante de ressalvar é que a cofragem é uma técnica fundamental na construção moderna do mais variado tipo de estruturas.
  • Materiais usados: Metal, madeira, plásticos, fibrocimento, chapa, entre outros menos usados.
  • As diferentes tipologias: O que é a cofragem não é uma pergunta linear. Há que considerar as diversas tipologias, que vão desde a modular, à pneumática, passando pela de escalar, circular e perdida.

Peça um Orçamento:

    Nome:*
    Empresa:
    Email:*
    Número de telefone:*

    Altura
    Comprimento:
    Espessura:

    Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


     

    Perguntas frequentes

    Empresas de andaimes em Portugal?

    Em Portugal existem empresas de andaimes, de Norte a Sul que atuam em todo o território continental. Consulte a nossa lista de empresas de andaimes, organizadas por zona geográfica.

    O que devo ter conta quando recorro a serviços como aluguer de andaimes?

    Ao recorrer ao aluguer de andaimes devemos ter em conta que se trata de um serviço dispendioso e de uma atividade de alto risco. Importa por isso salvaguardar aspetos, económicos e de segurança. Descubra tudo o que deve ter em conta no nosso guia sobre aluguer de andaimes.

    Para que serve a cofragem?

    A cofragem, utilizada nos setores de construção manutenção e restauro, consiste essencialmente na montagem de estruturas de suporte, para prevenir desmoronamentos ou para delimitar betão até que seque. Saiba mais sobre cofragem no Portal dos Andaimes ou peça uma cotação.

     

    Peça um Orçamento para Cofragem