Saber quanto custa alugar um andaime é uma necessidade incontornável quando se pretende antecipar, ainda que de forma aproximada, os custos de uma obra que envolva a implementação de uma estrutura deste género. Apesar de não ser possível aferir o preço do serviço com exatidão, sem antes se pedir cotações a empresas que prestem este tipo de serviço, pode-se estimar o preço do andaime com algum rigor.
O preço do andaime de que se necessita para determinada obra e o respetivo valor por m2 dependem de vários fatores, alguns dos quais não será possível identificar sem uma visita técnica à obra, por parte do prestador de serviços consultado. É esta visita que permite, a quem orçamenta, fazer uma análise detalhada das condições específicas de implementação (com impacto direto na complexidade da estrutura e da sua montagem) e assim identificar os fatores de agravamento de preço do andaime.
Fatores determinantes para estimar quanto custa alugar um andaime:
- O volume do andaime;
- A altura da estrutura;
- A acessibilidade da zona de implementação do andaime;
- Se a zona de implementação requer passagem para peões;
- Se pretende rede de proteção para que as partículas e a sujidade produzidas na obra não sejam projetadas para o exterior do andaime;
- A quantidade e complexidade de recortes da estrutura ou fachada a intervencionar.
- O tipo de equipamento tem influência no preço?
O tipo de equipamento que é utilzado não deverá, por si só, ser um fator de agravamento do preço, nem ter influência direta no custo do serviço. O preço de determinado andaime para construção civil, em que geralmente se recorre a andaime de fachada ou Europeu Normalizado, não deverá ser diferente nem agravado caso o prestador de serviços decida utilizar andaime do tipo multidirecional. O que deverá ter impacto no preço será sempre a complexidade e tipo de obra e não o tipo de equipamento utilizado.
No que a este ponto diz respeito, deverão verificar-se exceções apenas quando a entidade contratante solicitar uma estrutura com características espefícicas ou especiais. Por exemplo, um andaime com capacidade de carga superior, que suscite a necessidade de recurso a barras reforçadas ou vigas. Também poderá haver um agravamente do preço quando quem cotrata exige um tipo específico de andaime.
- Andaimes Pequenos VS Andaimes Grandes
Andaimes pequenos, como torres de andaime ou estruturas de dimensões reduzidas, têm geralmente um preço por m2 superior a uma fachada com um volume superior de m2.
O custo mais elevado de trabalhos pequenos está relacionado com o facto de que os custos fixos, associados à logística, serem diluídos por uma quantidade menor de m2.
No caso da torre de andaime, o preço poderá também ser agravado pela altura da estrutura e pelo facto de que implica a imobilização de mais alçapões de acesso, os elementos mais caros do andaime.
- Andaimes com mais de 25m de Altura
Para se poder antecipar quanto custa um andaime, a altura representa invariavelmente um fator decisivo. E existem várias razões para isso:
- Um andaime mais alto representa a necessidade de recorrer a equipas maiores
- Uma estrutura com mais de 25 metros de altura implica a realização de um projeto de engenharia e de um cálculo de estabilidade, que agrava consideravelmente o valor global do serviço. Trata-se de um obrigação legal, pelo que é absolutamente incontornável.
- Alugar VS Aquisição
Se necessita de andaimes de forma pontual a aquisição pode não se justificar. Para além de representar um investimento muito superior, quando comparado com a locação, requer um espaço considerável de armazenagem. Se, pelo contrário, necessita de andaimes de forma recorrente e se a sua empresa possui quadros com formação adequada, adquirir equipamento para responder às necessidade internas pode fazer sentido. Se pretende receber uma cotação gratuita e sem compromissos, para avaliar essa possibilidade, peça-nos um orçamento ou consulte o nosso guia de investimento em andaime..
Então quanto custa alugar um andaime e qual é o preço do m2?
Para ajudar a perceber quanto custa alugar um andaime e estimar a expressão que esse serviço vai ter na sua obra, preparámos um simulador que considera alguns dos fatores que são tidos em conta na orçamentação desta especialidade.
Incluímos campos como a altura, a necessidade de passagem pedonal, de rede de proteção, assim como o valor de aluguer diário. No entanto, lembramos que o resultado será apenas uma estimativa aproximada e não vinculativa. Existem muitos outros fatores que podem influenciar o preço do serviço prestado, como especificidades técnicas e a relação entre oferta e procura, ou seja, o momento do mercado.
Ainda, dependendo de cada empresa e da sua capacidade, o fator X ou Y podem ter maior ou menor influência no preço.
Nota: Os valores indicados pelo simulador de preços para alugar um andaime são meramente indicativos e aproximados, não possuindo caráter vinculativo. Se pretende obter cotações peça-nos um orçamento.
Ajudamos a encontrar o melhor preço de andaimes e o melhor serviço
Preencha o formulário abaixo e nós reencaminharemos para as melhores empresas da zona da sua obra.
Perguntas frequentes
Se precisa de alugar um andaime, utilize o nosso simulador de preços para estimar quanto custa alugar um andaime. Poderá ainda consultar o nosso guia de locação de andaimes, para ficar a saber tudo o que deve ter em conta ao contratar este tipo de serviço.
Se procura uma empresa especializada, encontre várias opções no nosso diretório de empresas de andaimes em Portugal. Consulte a nossa lista, que elenca os vários prestadores especializados neste tipo de serviço, organizados por zona geográfica.
Se a intensão passa exclusivamente por alugar o equipamento e proceder à montagem e desmontagem internamente, consulte o nosso procedimento de montagem de andaimes, assim com os nossos artigos sobre segurança e andaimes certificados.
Aliando uma década de experiência no setor dos andaimes, à formação em Marketing Digital, decidi fundar o Portal dos Andaimes, um projeto de conteúdo dedicado a andaimes e outros tipos de trabalho em altura.
Durante o período em que trabalhei na Servitubos – Andaimes do Sul, desempenhei as funções de TSHST e, mais tarde, de encarregado, em contextos de construção civil e indústria pesada, em refinarias e fábricas como a Repsol. Frequentei várias formações, entre as quais se destacam o curso TSHST (certificado pelo ACT), Passaporte de Segurança (ISQ), Diretiva ATEX, Gestão de Qualidade, Trabalhos Altura, Montagem de Andaimes, entre outras.
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.