O que é andaime multidirecional, o que o caracteriza e quais são as suas principais vantagens? Este tipo de andaime é o mais comum e o mais usado em contexto industrial, assim como em obras de maior complexidade e exigência técnica. O que o distingue de outros tipos de andaime é a capacidade de se ajustar e ligar componentes em várias direções, ângulos e cotas. Esta versatilidade, em paralelo com as garantias de segurança que dá, fazem deste equipamento a escolha eficiente nas empreitadas mais exigentes.
Adicionalmente, possuindo uma grande variedade de elementos, entre acessórios mais específicos e peças standard, disponíveis em várias medidas, esta tipologia de equipamento, quando implementada por uma equipa competente, é capaz de responder a qualquer desafio. Garante um número interminável de possibilidades e configurações e, por isso, representa de forma natural a solução adequada aos maiores desafios que o mercado pode oferecer.
Todas estas valências conferem-lhe uma capacidade de implementação muito abrangente, adaptando-se a estruturas com formas muito diversas, das mais simples às mais complexas. Por outro lado, a sua montagem é também mais complexa e o seu preço é mais elevado, quando comparado, por exemplo, com o Europeu Normalizado ou de fachada.
Elementos do andaime multidirecional:
- Base regulável ou nivelador. Peça em que é apoiada toda a estrutura e que permite alinhar o andaime. Para além do modelo normal, existem também bases articuladas para superfícies irregulares e, ainda, os niveladores com rodas, aplicados em andaimes que se pretendem móveis;
- Prumo (elemento vertical), com rosetas de encaixe multidirecional que permitem a conexão de elementos com ângulos e cotas variadas, possibilitando a criação de estruturas do mais variado tipo;
- Barra ou travessa, um elemento horizontal de travamento e de segurança, enquanto guarda-corpos;
- Diagonal, uma peça de estabilização entre prumadas;
- Chapa ou prancha, a plataforma de trabalho;
- Alçapão metálico ou de madeira, com escada de acesso entre pisos;
- Abraçadeiras, conectores de elementos sem encaixe standard, como bicos ou pontas de travamento. Podem ser fixas, giratórias ou combinar a sua função com outros elementos de encaixe, como discos multidirecionais ou patilhas de encaixe;
- Fixadores ou”Bicos” são ancoragens que permitem fixação do andaime a olhais colocados na estrutura intervencionada (por exemplo um fachada);
- Rodapés para prevenir a queda objetos
Para além de todas estas peças, que na maior parte dos casos estão disponíveis em diversas medidas, existe uma vasta panóplia de outros acessórios, mais específicos, que servem para responder a necessidades menos recorrentes, dos quais destacamos:
- Vigas, para vencer lances longos ou estruturas reforçadas e com capacidade de carga superior;
- Barras reforçadas, para estruturas com capacidade carga superior;
- Pé inicial de andaime ou “copo”, que inclui um disco que permite a colocação de elementos transversais quase ao nível do solo;
- Esquadros, que permitem a extensão da plataforma de trabalho, assim como contornar obstáculos ou irregularidades existentes na estrutura intervencionada;
- Terminais duplos, peças com patilhas nas duas extremidades, que permitem a conexão entre dois discos de andaime multidirecional;
- Discos amovíveis ou “bolachas”, discos multidirecionais que podem ser colocados fixos em tubo ou prumos;
- Abraçadeira e espiga de empalme, que permitem a conexão de dois tubos, através da suas extremidades.
Normas de Certificação
Qualquer andaime, independentemente do modelo, deve ser certificado e esta tipologia não é exceção. Ele deve ser certificado de acordo com as seguintes normas:
- EN 12810-1:2003 – Facade Scaffolds Made of Prefabricated Components – Product Specifications
- EN 12810-2:2003- Facade Scaffolds Made of Prefabricated Components – Particular Methods of Structural Design
Antes de avançar para a utilização ou aquisição é fundamental garantir que se trata de equipamento certificado, uma vez que esta condição é um imperativo legal da atividade e um garante de segurança, numa atividade de alto risco.
Como montar um andaime Multidirecional: Procedimento de montagem
Será este tipo de andaime a solução adequada à minha obra ou negócio?
Se o nosso segmento de mercado é o da indústria e o nosso mercado tem necessidades de andaimes de execução mais complexa, o andaime de encaixe multidirecional será a nossa ferramenta de trabalho de eleição. Neste tipo de contexto, esta é a solução que garante maior eficiência, rentabilidade e segurança.
É um tipo de equipamento com uma capacidade de adaptação e resistência superiores e, em muitos complexos industriais, a única tipologia permitida.
Os prumos, com elementos de encaixe multidirecionais a cada 50cm, permitem contornar a maioria dos obstáculos, como por exemplo tubagens, sem ter que se recorrer a improvisos.
Por outro lado, sendo um género de equipamento mais complexo, a montagem do andaime também se torna mais exigente, sendo necessário ter equipas com experiência e formação adequadas, capazes de tirar partido da adaptabilidade do equipamento sem comprometer aspectos de HST.
Se procuramos um prestador de serviços para atuar em cenários mais desafiantes, existem várias empresas de andaimes, a nível nacional e outras estrangeiras a atuar em Portugal, com vasta experiência no recurso e utilização de andaime multidirecional, seja em contexto industrial, seja de construção civil, restauro ou eventos (palcos e bancadas).
Se, por outro lado, pretendemos recorrer à locação de andaime multidirecional usado ou encontrar equipamento para venda, há vários fabricantes portugueses com soluções de qualidade. O Portal dos Andaimes, pode ajudá-lo a encontrar soluções competitivas. Para receber várias receber várias cotações, sem custos ou compromissos, envie-nos o seu pedido.
Veja todos os artigos sobre andaimes
Aliando uma década de experiência no setor dos andaimes, à formação em Marketing Digital, decidi fundar o Portal dos Andaimes, um projeto de conteúdo dedicado a andaimes e outros tipos de trabalho em altura.
Durante o período em que trabalhei na Servitubos – Andaimes do Sul, desempenhei as funções de TSHST e, mais tarde, de encarregado, em contextos de construção civil e indústria pesada, em refinarias e fábricas como a Repsol. Frequentei várias formações, entre as quais se destacam o curso TSHST (certificado pelo ACT), Passaporte de Segurança (ISQ), Diretiva ATEX, Gestão de Qualidade, Trabalhos Altura, Montagem de Andaimes, entre outras.
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.