O Andaime de alumínio é uma tipologia de andaime muito específica, quanto à sua aplicabilidade, capacidade de carga e versatilidade. Muito leve, este tipo de equipamento é de montagem pouco complexa e exigente mas bastante frágil, adequado a pequenos trabalhos, leves e com cargas reduzidas. Tendo em conta que o andaime de alumínio representa um investimento significativo, é o tipo de equipamento ideal para empresas que necessitam de montar regularmente torres de acesso em andaime, para pequenas intervenções.
Andaime de alumínio, as vantagens e as desvantagens:
Este tipo de andaime tem como grandes vantagens a leveza, que facilita o seu transporte, e a facilidade e simplicidade de montagem. É um processo pouco complexo, que não exige grande capacidade técnica por parte do montador ou executante.
No entanto, é necessário que o técnico possua formação adequada à tarefa e que respeite as prescrições e limitações do equipamento, definidas pelo fabricante e dispostas no respetivo manual. Trata-se de um imperativo que visa garantir a segurança de todos os intevenientes na montagem e utilização do andaíme de alumínio, assim como de terceiros e bens que possam circular ou existir na zona de implementação da estrutura.
O maior inconveniente deste tipo de andaime é a sua resistência e durabilidade. É um equipamento demasiado frágil para ser aplicado no contexto de construção e manutenção industrial, onde é exposto a um grande desgaste, que pode abreviar o seu tempo de vida útil.
Para além disso, vendido geralmente num “jogo” de andaime (torres de andaime), é pouco ou nada versátil, não sendo a solução ideal para acessos mais exigentes, que obriguem a configurações despadronizadas e mais complexas. Os andaimes de alumínio têm ainda o problema ou senão do preço, sendo necessário um investimento muito elevado tendo em conta a abrangência reduzida da sua aplicação.
A quem se adequa o andaime de alumínio
O andaime de alumínio adequa-se a profissionais ou empresas que necessitem de torres ou de plataformas, para pequenos trabalhos em altura, em ambientes pouco exigentes e adversos. Criar um acesso, colocação de outdoors, trabalhos de limpeza e pequenas reparações, são alguns dos exemplos de trabalhos que podem ser realizados com recurso a este tipo de equipamento.
Apenas faz sentido comprar um equipamento deste género se necessitarmos dele de forma relativamente regular. Convém perceber se o nosso volume deste tipo de trabalho justifica a aquisição em detrimento do aluguer.
Os vários tipos
Existem algumas tipologias de andaime de alumínio mais comuns:
- Torres normais de 2,5m por 0,75m, com diversas alturas, que usar com bases reguláveis ou rodas. A altura máxima deste tipo de torres ronda os 11 metros.
- Torres largas com 2,5m por 1,5m que, à imagem das anteriores podem ter bases reguláveis ou rodas. Neste caso, com o aumento da superfície da base a altura máxima ronda os 14 metros.
- Torres com escada interior. Com 2,5m por 1,5, possuem uma prancha por piso e, entre estes, lances de escada convencional.
Os preços deste tipo de andaime começam nas poucas centenas de euros e podem chegar aos 3 ou 4 mil, dependendo do tamanho, da qualidade e da marca. Para encontrar mais informação e dicas sobre aquisição de andaime, consulte o nosso guia de investimento.

Aliando uma década de experiência na empresa Servitubos Andaimes do Sul (2007 a 2018) à formação em Marketing Digital, decidi fundar o Portal dos Andaimes, um projeto de conteúdo dedicado a andaimes e outros tipos de trabalho em altura, que visa preencher um espaço deixado vago, disponibilizando informação útil e explorando algumas das curiosidades da área.
Na Servitubos, uma empresa especializada em andaimes que atuava em contextos tão diversos como a construção e manutenção industrial (Fábrica da Repsol Sines e a refinaria da Galp, em Leça da Palmeira), desempenhei a funções de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho e, mais tarde, de responsável pela delegação do Norte, sediada no Porto.
Durante o período em que trabalhei nesta empresa frequentei várias formações, como o curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (título profissional: 10621409ET6, certificado pelo ACT), Passaporte de Segurança (ISQ), Segurança em Atmosferas Potencialmente Explosivas – Diretiva ATEX (Decorarte Formação), Gestão de Qualidade e Auditorias Internas (Certform), Trabalhos Altura, Montagem de Andaimes, Gestão de RH, entre outros.
Foi mais tarde, depois de concluir uma formação de um ano em Marketing Digital na Academia FLAG, que em 2018 nasceu o projeto Portal dos Andaimes, que materializa a união entre competências e experiências de áreas distintas.
Neste site é possível encontrar informação diversa, sobre temas como montagem de andaimes, segurança, guias de investimento e aluguer, entre muitos outros. Para além de tudo isso, os nossos utilizadores podem pedir cotações, beneficiando das nossas parcerias e, ainda, adquirir consumíveis e equipamentos para a atividade na nossa loja online.
Deixe o seu comentário