Linhas de vida são dispositivos de segurança ou proteções coletivas que visam mitigar o risco de queda inerente a trabalhos em altura. A instalação ou montagem destas estruturas, tendo em conta o seu cariz, deve ser feita por técnicos altamente qualificados, com formação adequada, portadores de certificações que os habilitem para tal. Existem linhas de vida definitivas, temporárias, portáteis, verticais e horizontais.

Peça um orçamento para instalação de linhas de vida

O que é uma linha de vida?

Na sua essência é uma estrutura ou dispositivo que serve de suporte e permite que um individuo tenha um ponto fixo a que se possa ancorar sempre que se verifique o risco de queda. Este tipo de dispositivo é um recurso segurança tanto para deslocações, do ponto A para o ponto B, como para o exercício de tarefas.

Assentando nesse pressuposto básico pode servir propósitos em vários âmbitos ou contextos, seja a segurança em trabalhos de manutenção, inspeção, resgate ou outros tipos de atividades em que se verifique um risco de queda. Não é invulgar, por exemplo, encontrarmos linhas de vida em telhados, estruturas que necessitem de manutenção frequente ou mesmo em infraestruturas de lazer, como é o caso parques arborismo.

Linhas de vida permanentes

Um linha de vida permanente é, na maioria dos casos, instalada em infraestruturas que necessitam de manutenção recorrente ou regular. Nestes casos os seus componentes devem ser mais resistentes aos elementos, devem ser sujeitos a inspeções periódicas e alvo de manutenção regular, que garantam a sua certificação, bom estado de conservação e decorrente conformidade.

Linhas de vida provisórias ou temporárias

As linhas de vida temporárias são adequadas a necessidades pontuais e podem ter componentes têxteis. Ainda assim, devem, como no caso das permanentes, ser sujeitas a inspeções periódicas e respeitar todas normas, prescrições legais e de segurança. Entre estas encontram-se as linhas de vida portáteis, geralmente constituídas por uma cinta de poliester, um roquete ou tensor, conectors e slings de ancoragem. São de montagem relativamente mais simples e rápida. 

Nota: Tal como no caso das linhas de vida permanentes, estas devem ser montadas por técnico qualificados.

Peça um orçamento para instalação de linhas de vida

Instalação e montagem de linhas de vida

Como já referimos, a montagem ou instalação de uma linha de vida deve ser realizada por técnicos e empresas altamente qualificadas e competentes. O seu propósito, prevenir o risco de queda em altura, garantindo a segurança de pessoas e bens, faz deste um processo em que a exigência ao nível de segurança deve ser máxima. Sejam provisórias ou permanentes, verticais ou horizontais, devem sempre cumprir o seu propósito sem reservas.

A capacidade dos pontos de ancoragem e dos componentes não deve suscitar dúvidas, possuindo uma capacidade de carga inequívoca, com margem de segurança, para o tipo de esforço a que podem estar sujeitos. Isto requer uma avaliação detalhadas das condições e capacidade da estrutura onde será realizada a montagem ou instalação da linha de vida.

Para além disso, todos os elementos que compõem o equipamento devem ser certificados ou homologados, respeitar todas a normas e prescrições de segurança e ser usados de acordo com as prescrições e propósitos definidos pelo fabricante.

Exemplo da instalação de uma linha de vida horizontal num telhado

Uma linha de vida horizontal deve permitir ao colaborador aceder em segurança a toda a área a ser intervencionada ou inspecionada e, em momento algum, de se haver necessidade de se desconectar.

Quando a segurança numa estrutura é garantida por várias de linhas de vida, em que não se verifica a continuidade em toda a extensão da infraestrura, o utilizador deve ser portador de um sistema de anti-queda de progressão, um arnês de segurança com corda em Y (longe).

Quando se verifica alguma inclinação, o trabalhador deve estar preso à linha de vida através de um dispositivo de travamento automático.

 

 

Exemplo da instalação de uma linha de vida vertical

Neste tipo de linhas de vida, geralmente instaladas em escadas, o utilizador deve estar preso à linha de vida com um dispositivo de travamento automático, que assegure a sua posição na eventualidade de uma situação de queda.

 

 

Manutenção e inspeção de linhas de vida

Estes dispositivos de segurança, de proteção coletiva, devem ser sujeitos a inspeções periódicas e inspeções pontuais, quando são sujeitas cargas ou expostas a fenómenos climatéricos extremos. Deve existir um plano de verificação/inspeção e manutenção rigoroso, levado a cabo por técnicos especializados. O cumprimento do plano de manutenção serve para assegurar que, em qualquer circunstância ou momento, um utilizador tem a sua segurança garantida.

 

Peça um orçamento para instalação de linhas de vida

 

Utilização de linhas de vida

  • Antes de se recorrer a este equipamento deve-se aferir as suas condições e que o plano de inspeções e manutenção foi cumprido de forma rigorosa.
  • O acesso a este equipamento deve ser limitado a utilizadores com formação adequada à sua utilização.
  • Não devem ser realizadas alterações à estrutura e não deve haver lugar a improvisos e não se deve sujeitar a estrutura a finalidades distintas ou que superem a sua capacidade.

Nota: É imperativo, em toda e qualquer circunstância, garantir que equipamentos, executantes e utilizadores cumprem todos os requisitos legais, normativos e de segurança, que possuem formação adequada e que a instalação é mantida e inspecionada com a regularidade necessária.

 

 

 

Perguntas frequentes

Necessita de instalar uma linha de vida?

A instalação de linhas vida é um serviço que deve ser garantido por técnicos altamente qualificados. Se necessita de instalar uma linha, conheças as especificidades deste serviço, os tipos de instalação e a utilização destes equipamentos no nosso guia sobre linhas de vida.

Necessita de um serviço de alpinismo industrial?

Se necessita de contratar um serviço de alpinismo industrial, saiba o que deve ter em conta no nosso artigo sobre a especialidade de acesso por cordas.

Necessita de alugar um andaime?

Se procura alugar um andaime, saiba o que deve ter em conta ao escolher um prestador de serviços. Descubra aspetos fundamentais, que não deve negligenciar, no nosso guia sobre aluguer de andaimes