Os andaimes suspensos são a vertente com maior exigência técnica e desafiante no contexto da especialidade. Estas estruturas incríveis constituem plataformas de trabalho que permitem, a várias especialidades, a execução de trabalhos em locais de acesso muito difícil.
É frequente haver dúvidas relativamente ao que é um andaime suspenso, sendo muitas vezes confundido com o Baileu, uma plataforma suspensa por cordas ou cabos. A definição desta técnica define-se antes pela impossibilidade de montar uma plataforma temporária de trabalho, em andaime, a partir do chão ou de um piso. Partindo de pontos de ancoragem, estes andaimes são lançados e montados sobre o vazio, por exemplo sobre a água ou por baixo de tabuleiros de pontes.
As alternativas de acesso a este tipo de andaime, dependendo do contexto de aplicação, podem ser o acesso por cordas, com mobilidade e eficiência do executante, as plataformas elevatórias, com grandes limitações de alcance, e o baileu, muito condicionado pelas condições atmosféricas e requisitos de implementação.
É por isso que os andaimes suspensos ainda constituem a melhor alternativa para muitos trabalhos, onde não é possível sustentar o andaime no solo ou em plataformas intermédias.
No contexto de indústria pesada, como refinarias e afins, na construção de pontes, ou em projetos complexos, é frequente as empresas de andaimes recorrerem a este tipo de plataformas.
A construção de andaime suspensos passa, na maioria das vezes, pelo uso de andaime multidirecional, um bom planeamento e projeto de engenharia, assim como por chefes de equipa e montadores de andaimes altamente qualificados, com formação adequada e experientes. É na conjugação de todos estes fatores que se torna possível montar estas estruturas impressionantes e, sobretudo, seguras.
Para ilustram um pouco da vertente dos andaimes suspensos, fizemos um pesquisa e selecionámos alguns vídeos que exemplificam este tipo de trabalhos. Algumas imagens de cortar o fôlego, que atestam a ideia de que a execução deste tipo de andaimes está apenas ao alcance de alguns.
Top 5 – Vídeos de andaimes suspensos:
1 – Vídeo de desmontagem de andaime suspenso:
2 – Montagem de andaime suspenso:
3 – Mais um vídeo de desmontagem de andaimes suspensos:
4 – Montagem de andaime suspenso sobre água:
5 – Montagem de andaimes suspensos com tubo e abraçadeira.
A ideia que predomina na sociedade de hoje é de que quem monta andaimes, fá-lo porque não consegue um trabalho melhor. Que qualquer um o pode fazer ou desempenhar este tipo de trabalho. E Não podia haver maior engano.
A montagem de andaimes é uma arte que requer, para além de muita técnica, formação e engenho, uma grande dose de coragem, sangue frio e capacidade física.
Sem dúvida, esta atividade não está ao alcance de todos, especialmente quando falamos em andaimes suspensos.
Veja todos os artigos sobre andaimes
O preço de um andaimes pode variar muito, de acordo com vários fatores. Altura, acesso, recorte da estrutura, são apenas alguns deles. Para estimar um valor aproximado do custo, use o simulador de preços de andaime.
Ao recorrer ao aluguer de andaimes devemos ter em conta que se trata de um serviço dispendioso e de uma atividade de alto risco. Importa por isso salvaguardar aspetos, económicos e de segurança. Descubra tudo o que deve ter em conta no nosso guia sobre aluguer de andaimes.
Aliando uma década de experiência no setor dos andaimes, à formação em Marketing Digital, decidi fundar o Portal dos Andaimes, um projeto de conteúdo dedicado a andaimes e outros tipos de trabalho em altura.
Durante o período em que trabalhei na Servitubos – Andaimes do Sul, desempenhei as funções de TSHST e, mais tarde, de encarregado, em contextos de construção civil e indústria pesada, em refinarias e fábricas como a Repsol. Frequentei várias formações, entre as quais se destacam o curso TSHST (certificado pelo ACT), Passaporte de Segurança (ISQ), Diretiva ATEX, Gestão de Qualidade, Trabalhos Altura, Montagem de Andaimes, entre outras.
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.