Enquanto no ocidente as exigências são cada vez maiores, no que diz respeito aos equipamentos de andaime utilizados e às prescrições de segurança, em alguns países asiáticos o andaime de bambu, executado pelos taap pang, autênticos homens aranha, continua a “reinar”.
Em nações como a China, o Japão, a Tailândia e a Índia, entre alguns outros, o recurso ao bambu continua a permitir dar forma a projetos e estruturas impressionantes.
A tradição do uso de bambu em andaimes é milenar e a sua escolha justifica-se por várias características deste material incrível. Embora dê forma a estruturas de aspecto tosco e arcaico, a sua leveza, resistência e flexibilidade, fazem deste recurso natural uma escolha óbvia.
O andaime de bambu é, para além de tudo isso, amigo do ambiente por ser biodegradável. O único componente que não possuí esta característica é o conector, geralmente tiras de nylon usadas para prender as varas de bambu, substituindo as modernas abraçadeiras que usamos no ocidente.
Mas não é tudo, o recurso a esta matéria-prima, não podíamos deixar de o referir, representa uma opção de muito baixo custo. No andaime de bambu, a título de exemplo, para montar 500m2 de andaime necessitamos de 400 varas de bambu e o seu custo representa um percentagem ínfima dos custos de um andaime normal.
No entanto, como é óbvio, os andaimes de bambu acarretam inúmeras desvantagens, principalmente no que diz respeito à segurança, não havendo rodapés, guarda corpos ou plataformas de acesso. A fiabilidade destas estruturas e dos seus componentes também não pode ser garantida de acordo com os padrões que conhecemos e a que nos habituámos.
E, claro, enquanto plataformas temporárias de trabalho que servem trabalhadores de outras especialidades, como pintores ou construtores, também não são ideais. Deixam a desejar no que toca à mobilidade e acesso, à movimentação de cargas e meios e, claro, à segurança de utilizadores e de terceiros.
Para ilustrar esta técnica incrível selecionámos alguns vídeos de andaimes montados em bambu.
Top 7 de vídeos de andaime de bambu:
1º – Vídeo sobre a tradição de montagem de andaime em Bambu
2º – Vídeo sobre o procedimento de montagem de andaimes de Bambu
3º – Reportagem da CNN sobre andaimes em Bambu
4º – Vídeo de um workshop de montagem de estruturas em bambu
5º – Vídeo da montagem de uma fachada com andaime de bambu
6º – Como funciona esta técnica
7º – As uniões nos andaimes de bambu
Se gostou do artigo Andaime de Bambu, veja também:
Veja todos os artigos sobre andaimes

Aliando uma década de experiência na empresa Servitubos Andaimes do Sul (2007 a 2018) à formação em Marketing Digital, decidi fundar o Portal dos Andaimes, um projeto de conteúdo dedicado a andaimes e outros tipos de trabalho em altura, que visa preencher um espaço deixado vago, disponibilizando informação útil e explorando algumas das curiosidades da área.
Na Servitubos, uma empresa especializada em andaimes que atuava em contextos tão diversos como a construção e manutenção industrial (Fábrica da Repsol Sines e a refinaria da Galp, em Leça da Palmeira), desempenhei a funções de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho e, mais tarde, de responsável pela delegação do Norte, sediada no Porto.
Durante o período em que trabalhei nesta empresa frequentei várias formações, como o curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (título profissional: 10621409ET6, certificado pelo ACT), Passaporte de Segurança (ISQ), Segurança em Atmosferas Potencialmente Explosivas – Diretiva ATEX (Decorarte Formação), Gestão de Qualidade e Auditorias Internas (Certform), Trabalhos Altura, Montagem de Andaimes, Gestão de RH, entre outros.
Foi mais tarde, depois de concluir uma formação de um ano em Marketing Digital na Academia FLAG, que em 2018 nasceu o projeto Portal dos Andaimes, que materializa a união entre competências e experiências de áreas distintas.
Neste site é possível encontrar informação diversa, sobre temas como montagem de andaimes, segurança, guias de investimento e aluguer, entre muitos outros. Para além de tudo isso, os nossos utilizadores podem pedir cotações, beneficiando das nossas parcerias e, ainda, adquirir consumíveis e equipamentos para a atividade na nossa loja online.
Deixe o seu comentário