A limpeza de janelas de prédios e fachadas é um procedimento fundamental num bom plano de manutenção e conservação de edifícios. Ainda assim, devido à complexidade do processo, aos riscos e custos associados, é muitas vezes descurado.

Particularmente em edifícios muito altos, a burocracia, os custos e a logística envolvidos nos serviços de de acesso para limpeza mais tradicionais, como os andaimes ou os baileus, demove condomínios e proprietários de seguirem um plano de manutenção adequado e necessário para a preservação do seu património.

Limpeza de janelas de prédios e fachadas: as soluções

Os Andaimes

O recurso à locação de andaime de  fachada ou multidirecional, com eventual ocupação de via pública e necessidade de licenças camarárias, torna o processo de limpeza e manutenção excessivamente moroso e caro, tendo em conta a regularidade com que é necessário.

Por outro lado, comprar andaime para não ter de alugar equipamentos de forma recorrente, sem ter capacidade técnica, nem formação adequada à sua execução e utilização, não é uma opção viável. Será sempre necessário recorrer a uma empresa especializada, que garanta a conformidade legal do processo e a segurança de executantes e de terceiros.

Os Baileus

O baileu é outra possibilidade para a limpeza de janelas em prédios e fachadas. No entanto, os preços, a dificuldade de encontrar prestadores de serviços e as condições estruturais desadequadas da maioria dos prédios, torna esta opção pouco atrativa ou mesmo inviável na maioria dos casos.

Acesso por Cordas

O recurso a alpinistas, especializados em acesso por cordas e limpeza industrial, será a opção que, pela simplicidade de processos a nível logístico, de duração da obra e burocrática, se adequará melhor à maioria dos edifícios ou estruturas que necessitam deste tipo limpeza e manutenção regular.

Esta opção, em que a limpeza é realizada em suspensão, por alpinistas industriais, destaca-se pela rapidez e eficiência de todo o processo, desde a contratação do serviço até à sua conclusão. Não havendo ocupação de via pública, não são necessárias licenças, desde que sejam cumpridos todos requisitos de segurança e todas as prescrições legais. Para garantir que tal sucede, dever-se-á, em qualquer circustância, recorrer a empresas especializadas nesta arte.

Entre as outras vantagens desta opção, está o preço. A logística reduzida e o facto de não se verificar a necessidade de recorrer ao aluguer e montagem de equipamentos que envolvem muita mão de obra. como os andaimes, torna-a mais económica para este tipo de empreitada.

Através desta técnica é possível fazer a limpeza de janelas de prédios e de fachadas ventiladas, fazer limpezas em complexos industriais, o tratamento e manutenção de telhados, a limpeza de poços, silos e outras estruturas. Recorrendo a equipamentos e técnicos especializados é possível, por exemplo, a limpeza através de máquinas de pressão, intervenções de soldadura, mecânica, pintura, entre outras especialidades.

Plataformas Elevatórias

As plataformas elevatórias podem ser uma opção, mas o seu alcance reduzido é muito limitador, não servindo as necessidades da maioria dos edifícios.