Na complexa e dinâmicateia da construção civil, em que a abordagem estratégica é determinante para o sucesso de uma empreitada, a seleção cuidadosa dos equipamentos adequados assume um papel crucial. Entre os tipos de andaime que se destacam, abordaremos os quatro princi+ais, o andaime europeu normalizado, o multidirecional, o andaime de alumínio e os bailéus. Este breve artigo oferecerá uma visão abrangente sobre como esses elementos convergem para otimizar a eficiência e a segurança em diferentes cenários da construção civil, cada um com os seus próprios desafios.
Principais tipos de andaime

Europeu Normalizado
1. Europeu Normalizado: simplicidade e eficiência em trabalhos de menor complexidade
O andaime Europeu Normalizado, também conhecido de fachada, com uma estrutura vertical, proporciona uma abordagem eficiente para projetos que envolvem alturas significativas. Projetado e desenvolvido para empreitadas com poucos recortes técnicos, e para se ajustar à complexidade das fachadas, destaca-se pela facilidade de montagem e pela relativa leveza.
Certificações:
- EN 12810-1:2004 – Façade scaffolds made of prefabricated components
- EN 12810-2:2003 – Façade scaffolds made of prefabricated components
Saiba mais sobre esta tipologia no nosso artigo sobre andaime europeu normalizado.
2. Multidirecional: adaptabilidade em estruturas desafiadoras

Multidirecional
A versatilidade é a marca distintiva do Multidirecional. Projetado para responder a desafios arquitetónicos complexos, esta tipologia permite a montagem da estrutura em várias direções. A sua constituição modular oferece uma adaptabilidade excecional, tornando-o a escolha ideal para projetos que envolvem estruturas irregulares ou de estrutura complexa. Saiba tudo sobre este modelo no nosso Guia Completo.
Certificações:
- EN 12810-1:2004 – Façade scaffolds made of prefabricated components
- EN 12810-2:2003 – Façade scaffolds made of prefabricated components
3. Andaime de Alumínio: leveza e portabilidade para pequenas intervenções
O andaime de alumínio surge como resposta à procura por uma alternativa leve e portátil. Embora tenha menor resistência em comparação com modelos de aço, destaca-se pelo seu peso reduzido e resistência à corrosão, oferecendo mobilidade sem comprometer a estabilidade e segurança. É a solução ideal para projetos que exigem transporte e montagem simplificados, sendo particularmente vantajoso em cenários que requerem constante movimentação.
Apesar de ser mais popular enquanto torre, também existem versões do andaime de fachada (Europeu Normalizado) fabricadas em alumínio, embora menos comuns e geralmente indicadas para cargas mais leves.
Saiba mais sobre estes modelos no nosso artigo completo sobre andaime de alumínio.
4. Balancins Suspensos: acessibilidade vertical com eficiência

Balancim
Os Bailéus, também conhecidos como balancins suspensos, são uma solução ideal para situações que exigem acesso vertical preciso, especialmente em pontos muito elevados. Suspensos por cabos, este equipamentos permitem que os trabalhadores realizem tarefas detalhadas em áreas altas e de difícil acesso, sem a necessidade montar um andaime a partir no nível do solo. Amplamente utilizados em projetos de manutenção de fachadas, pintura e reparações, constituem uma alternativa eficiente e segura.
Saiba mais sobre estes equipamentos no artigo completo sobre bailéus.
Depois de considerar os mais comuns entre os diversos tipos de andaime, incluindo os balancins suspensos, torna-se evidente que cada um se reveste de características próprias, que os tornam mais ou menos adequados a cenários específicos. Cada modelo ou tipologia oferece soluções únicas, adaptando-se a determinados contextos e contribuindo para a eficiência e segurança em diferentes tipos de empreitada.
A escolha do andaime mais apropriado deve ser guiada pela compreensão das exigências e peculiaridades de cada projeto ou trabalho, garantindo um suporte confiável para os trabalhadores numa atividade intrinsecamente arriscada.

Aliando uma década de experiência no setor dos andaimes, à formação em Marketing Digital, decidi fundar o Portal dos Andaimes, um projeto de conteúdo dedicado a andaimes e outros tipos de trabalho em altura.
Durante o período em que trabalhei na Servitubos – Andaimes do Sul, desempenhei as funções de TSHST e, mais tarde, de encarregado, em contextos de construção civil e indústria pesada, em refinarias e fábricas como a Repsol. Frequentei várias formações, entre as quais se destacam o curso TSHST (certificado pelo ACT), Passaporte de Segurança (ISQ), Diretiva ATEX, Gestão de Qualidade, Trabalhos Altura, Montagem de Andaimes, entre outras.
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.