Na intricada e complexa teia da construção civil, em que a abordagem estratégica define o sucesso de uma empreitada, a seleção cuidadosa dos equipamentos adequados desempenha um papel crucial. Entre os tipos de andaime que se destacam, abordaremos apenas alguns, o andaime europeu normalizado, o multidirecional, o andaime de alumínio e os bailéus. Este breve artigo proporcionará uma visão holística sobre como esses elementos convergem para otimizar a eficiência e a segurança em ambientes de construção distintos e com desafios diversificados.

Principais tipos de andaime

andaimes usados para venda

Europeu Normalizado

1. Europeu Normalizado: simplicidade e eficiência em trabalhos de complexidade reduzida

O Andaime europeu normalizado, também conhecido de fachada, com uma estrutura vertical, proporciona uma abordagem eficiente para projetos envolvem alturas significativas. Projetado e desenvolvido para empreitadas com poucos recortes técnico, e para se ajustar à complexidade das fachadas, é um tipo de andaime que se destaca pela facilidade de montagem e relativa leveza.

Certificações:

Saiba mais sobre esta tipologia no nosso artigo sobre andaime europeu normalizado.

2. Multidirecional: adaptabilidade em estruturas desafiadoras

loja de epis para andaimes e trabalhos em altura

Multidirecional

A versatilidade é a marca distintiva do Multidirecional. Pensado para dar resposta aos desafios arquitetónicos complexos, esta tipologia permite a montagem da estrutura em várias direções. Sua constituição modular oferece uma adaptabilidade excepcional, tornando-o a escolha ideal para projetos que envolvem estruturas não convencionais. Saiba tudo sobre este tipo de andaime no nosso Guia Completo.

Certificações:

3. Andaime de Alumínio: leveza e portabilidade para pequenas intervenções

O andaime de alumínio vem responder à procura por uma alternativa leve e portátil. Com propriedades de resistência à corrosão e peso reduzido, este modelo de montagem simples proporciona mobilidade sem comprometer a robustez. Constitui a solução mais adequada para projetos que exigem transporte e montagem simplificados, sendo particularmente vantajoso em contextos que exigem mobilidade constante. Apesar de ser mais popular enquanto torre, o mercado também oferece Europeu Normalizado fabricado em alumínio. Saiba mais sobre estes modelos no nosso artigo completo sobre andaime de alumínio.

4. Balancins Suspensos: acessibilidade vertical com eficiência

bailéu o que é

Balancim

Os Bailéus ou balancins suspensos são uma solução ideal para situações que exigem acesso vertical preciso, em ponto particularmente altos. Suspensos por cabos, este modelo permitem que os trabalhadores realizem tarefas detalhadas em áreas altas e de difícil alcance, se a necessidade montar um andaime a partir no nível do solo. Amplamente utilizado em projetos de manutenção de fachadas, pintura e reparos, constituem uma alternativa eficiente e segura.

Saiba mais sobre estes equipamentos no artigo completo sobre bailéus.

Depois de considerar os mais comuns entre os diversos tipos de andaime, incluindo os balancins suspensos, é fácil de compreender que cada um se reveste de características próprias, que os tornam mais ou menos adequados cenários específicos. Cada modelo ou tipologia oferece soluções únicas, adaptando-se a determinados contextos e contribuindo para a eficiência e segurança em diferentes tipos de empreitada. A escolha do andaime mais apropriado deve ser guiada pela compreensão das exigências e peculiaridades de cada projeto ou trabalho, garantindo um suporte confiável para os trabalhadores numa atividade de alto risco.