O calçado de proteção para montadores de andaimes, para além de ter de estar de acordo com as normas, deve possuir características condizentes com a exigência física da montagem de andaimes e com as especificidades do contexto de implementação.
Deve tratar-se de calçado de segurança confortável, que permita ao executante desempenhar as tarefas diárias em segurança, com o mínimo de desconforto e fadiga.
O calçado de proteção para montadores de andaimes é um EPI de uso obrigatório
A utilização de uma bota ou sapato de segurança com biqueira de aço, ou equivalente, e com sola resistente à penetração, tem o objetivo de proteger o trabalhador de riscos como:
- Queda de objetos
- Quedas ao mesmo nível
- Choques e pancadas
- Esmagamento e perfuração
- Cortes
No contexto de obra a sua utilização deverá ser generalizada. Obrigatória para todos os que transitem no local sujeitando-se aos mesmos riscos, trate-se de um encarregado, de um técnico de segurança, de um manobrador ou de um engenheiro.
Tipos de botas de segurança, de acordo com a ISO 20345: 2011
Esta norma europeia define os requisitos específicos do calçado, no sentido de proteger executantes no ambiente laboral. Por exemplo, o calçado de segurança para montadores de andaimes deve ter capacidade proteger o executante de pacadas até 200 Joules. A ISO 20345, que estabelece as caracteríticas necessárias à proteção do colaborador, baseia-se na diretiva EPI 89/686/CEE e identifica tipos de botas de segurança de acordo com as catacterísticas que possuem ou não.
Características do calçado de proteção
O calçado de proteção para montadores de andaimes pode ter as seguintes características, que devem ser garantidas de acordo com os riscos envolvidos no ambiente ou contexto de trabalho:
- Ter biqueira de aço e sola de proteção resitente a perfurações ( ≥1100 N) e a calor evelado (300ºC).
- Ser impermeável
- Proteger do frio (-17ºC) e do calor 150ºC
- Proteger de descargas elétricas
- Ter sola antiderrapante para diferentes tipos de piso (de metálicos a cerâmicos)
- Proteção do tornozelo
- Ter capacidade de amortecimento de ou absorção na zona do calcanhar, até 20 J.

Aliando uma década de experiência na empresa Servitubos Andaimes do Sul (2007 a 2018) à formação em Marketing Digital, decidi fundar o Portal dos Andaimes, um projeto de conteúdo dedicado a andaimes e outros tipos de trabalho em altura, que visa preencher um espaço deixado vago, disponibilizando informação útil e explorando algumas das curiosidades da área.
Na Servitubos, uma empresa especializada em andaimes que atuava em contextos tão diversos como a construção e manutenção industrial (Fábrica da Repsol Sines e a refinaria da Galp, em Leça da Palmeira), desempenhei a funções de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho e, mais tarde, de responsável pela delegação do Norte, sediada no Porto.
Durante o período em que trabalhei nesta empresa frequentei várias formações, como o curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (título profissional: 10621409ET6, certificado pelo ACT), Passaporte de Segurança (ISQ), Segurança em Atmosferas Potencialmente Explosivas – Diretiva ATEX (Decorarte Formação), Gestão de Qualidade e Auditorias Internas (Certform), Trabalhos Altura, Montagem de Andaimes, Gestão de RH, entre outros.
Foi mais tarde, depois de concluir uma formação de um ano em Marketing Digital na Academia FLAG, que em 2018 nasceu o projeto Portal dos Andaimes, que materializa a união entre competências e experiências de áreas distintas.
Neste site é possível encontrar informação diversa, sobre temas como montagem de andaimes, segurança, guias de investimento e aluguer, entre muitos outros. Para além de tudo isso, os nossos utilizadores podem pedir cotações, beneficiando das nossas parcerias e, ainda, adquirir consumíveis e equipamentos para a atividade na nossa loja online.
Deixe o seu comentário